<$BlogRSDUrl$>
Anjo a lêr Anjo a lêr
Overdoses de Amor na Cidade, no campo em qualquer lugar, onde duas almas se encontrem. Neste mundo em que muito se fala e pouco se pratica, mais um "desalinhado" do sistema abre um local onde se possa falar do que mais faz falta neste mundo: O Amor.

sexta-feira, maio 21, 2004

SOMOS NOTICIA!!! Finalmente... 


2004-05-21 00:00:00
Livro para reconhecer depressão
MEIO MILHÃO TEM A DOENÇA DOS TRISTES
‘Será Depressão ou simplesmente Tristeza?’ é o nome do livro apresentado ontem em Lisboa pelo psiquiatra Pedro Afonso, autor da obra que ajuda a identificar a depressão.

Luís Neves
sgdfghdgshdgs
Pedro Afonso garante que o Estado não dá a devida atenção às doenças do foro psicológico
A doença que afecta meio milhão de portugueses tem sintomas claros: “Perda da alegria e vontade de estar com os outros, desinteresse, enfraquecimento das faculdades cognitivas [de concentração, por exemplo], perturbação do sono, falta de apetite e entendimento do sofrimento presente como perpétuo, a tal ponto que pode existir uma intenção suicida”, explicou Pedro Afonso.

Mas o que distingue, afinal, o estado, normal, de tristeza, da doença a que se chama depressão, tida, pela Organização Mundial de Saúde, como a quarta causa de incapacidade? Segundo o autor do livro, são a intensidade e a persistência da tristeza no tempo que faz em a diferença.

Os sintomas depressivos passam a enquadrar-se no âmbito de uma doença quando interferem significativamente na vida do indivíduo. O psiquiatra chamou a atenção para o facto de a depressão atingir também “pessoas em idade produtiva”, considerando que o poder político não está sensibilizado para os custos sociais da doença.“Não se cura a depressão numa semana de baixa. Às vezes nem em meses”, sublinhou.

Isaura Assunção, professora reformada, é uma das provas da discriminação destes pacientes: a tomar fármacos contra a depressão, lembra que as seguradoras não cobrem os custos, elevados, do tratamento das doenças do foro psíquico.

CURA LENTA E DIFÍCIL

Fátima Martelo, assistente social, 37 anos, traz a apatia estampada no rosto bonito. Andou de “médico em médico” – por causa de dores de cabeça, falta de apetite... – até ser encaminhada para um psiquiatra que lhe diagnosticou uma depressão. Esteve internada. Ainda continua a ter medo de sair só à rua, sem vontade de nada e a sentir-se cansada antes de iniciar qualquer actividade.
Isabel Ramos


Vêr a noticia completa.
Com noticias como a anterior, com o estado de saude da nossa pobre vidinha, queriam que a gente anda-se por ai aos pulos de alegria?
Bom, já diagnosticaram a doença... e agora a cura?
Pois a cura...
Ouvi dizer que os politicos lêem o jornal e gostam de andar informados... será que novamente esta noticia vai passar ao lado? Enquanto olharem apenas para a sua continha bancaria e para a sua carteirinha... parece-me que SIM!


|
Comentarios: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours? Feedback by backBlog Tire todas as suas dúvidas sobre blogs. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Eu estou no Blog List


a meditar(em)