<$BlogRSDUrl$>
Anjo a lêr Anjo a lêr
Overdoses de Amor na Cidade, no campo em qualquer lugar, onde duas almas se encontrem. Neste mundo em que muito se fala e pouco se pratica, mais um "desalinhado" do sistema abre um local onde se possa falar do que mais faz falta neste mundo: O Amor.

segunda-feira, maio 17, 2004

O teorema dos mortos-vivos e outras vivencias... 

Com facilidade esquecemos a Nossa adolescencia até ao momento em que somos confrontados com uma alma jovem que deseja (inconscientemente) ser adulta e (conscientemente) continuar a ser criança.

Quando era catequista, me desesperava com os manuais (que so tinham apenas uns 15 anos de idade) e os considerava altamente desactualizados, não só para o meu pensamento da época, como para com os miudos em que eu tinha a responsabilidade (como catequista), de ensinar que o mundo não eram apenas bonecas e carrinhos, mas que existia uma lei do Amor e um Deus que nos Ama.
É complicado explicar estas coisas a quem não acredita claro, pois se eu não acredito porque me querem impingir, e depois isto e aquilo bla bla bla bla bla, ok, guardem lá as farpazinhas de dores que por ai teem que não estão a ser chamadas para a conversa sff.

Voltando ao tema da conversa, desesperavam-me esses manuais porque existia uma realidade nova e mal compreendida: a adolescencia.
Passo a explicar: quem concebe hoje em dia que um miudo de 13 anos seja mandado do Minho para Lisboa, sozinho, ter com pessoas que nunca viu na vida e que assim comece a trabalhar e seja responsavel com o que ganha e ainda por cima saiba se cuidar sozinho???
Pois o meu falecido Pai foi assim, a minha mãe desde novinha também trabalhou... e para os miudos de hoje não foram os pais, mas sim os avós e os seus bisavós.
Tempos diferentes, mentalidades diferentes.
Só existiam crianças, jovens e adultos.
Nasceu uma realidade a que todos aflige e ninguem quer perceber ou falar: a adolescencia.
Ela já existia, mas o seu GAP temporal era muito curso. Com 13 anos já se era um Homem. Hoje muitos nem com 30...
Culpa da sociedade e da evolução? Muito se poderia dizer. Mas a realidade é que o GAP temporal de criança-adulto aumentou e continua a aumentar...
O que isto provoca?
Provoca que muitas vezes como pais ou amigos não consigamos transmitir aos nossos filhos ou adolescentes a realidade e a responsabilidade das coisas.
E eles sofrem pois.
Sofrem porque estão numa idade em que descobrem novos valores: as paixões, os namoros, o sexo e de repente para muitos se veem com uma criança nos braços e sem saber lá muito bem o que fazer: "adultos à força"...
Outros "adultos" que eu conheço que não quizeram ainda abandonar o seu sonho de infancia e a adolescencia e que se agarram como se fosse a ultima tábua de salvação no turbilhão deste mundo...
Mas nem tudo são espinhos. Também existem rosas bem perfumadas que me enternecem e cativam a alma.
Ninguem pode dizer que somos totalmente adultos. Nem eu proprio.
A juventude da alma muitas vezes é substituida pela amargura e pelo fel (por isso temos a sociedade amarga que temos).
Noutras almas a criancice e o pieguismo não as abandonou e recusam-se a crescer, nunca seram jovens.
Ser jovem não obriga a não ser adulto: isso é mais uma idiotice da sociedade.
Ser jovem de espirito é ser adulto.
Ser velho de espirito é ser um morto-vivo.
Palavras duras eu sei, mas as digo porque existe solução para os mortos-vivos: é que se quizerem podem ser jovens! Assim também aproveitam e trocam as voltas aos destinos pré-destinados de nascer, crescer e morrer.
É nisto que reside a nossa responsabilidade de "adultos": ajudar quem é mais jovem a sair da criancisse e se tornar jovem, MAS não um morto-vivo.
Custame ver quando um jovem se desilude da vida e recorre ao "suicidio" fisico ou mental.
Temos de ser pacientes, pois ninguém gosta de ser ensinado, PRINCIPALMENTE um adolescente ou um adulto.
Mas sermos também mortos-vivos?...
É dificil explicar o que ninguém nos ensinou e que tivemos de aprender "à lá brutte force"

Ainda estou a crescer e tenho medo.
Medo de tornar alguem um morto-vivo, ou eu ser um morto-vivo...
Mas.. tenho esperança.
Esperança quando vejo o sorriso de um amigo que consegui a ajudar e a satisfação de alguém que me ajuda a ultrapassar um "defeito" e a ser mais alguém.
Eu sei que nada sou. Apenas sou mais uma gota no oceano.
Mas também só todas essas gotas do oceano juntas é que podem formar esse mar grande e poderoso que é a nossa existencia.

Basta sabermos se é o vento que nos domina ou nós que dominamos os vento que nos açoita.


|
Comentarios: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours? Feedback by backBlog Tire todas as suas dúvidas sobre blogs. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Eu estou no Blog List


a meditar(em)