<$BlogRSDUrl$>
Anjo a lêr Anjo a lêr
Overdoses de Amor na Cidade, no campo em qualquer lugar, onde duas almas se encontrem. Neste mundo em que muito se fala e pouco se pratica, mais um "desalinhado" do sistema abre um local onde se possa falar do que mais faz falta neste mundo: O Amor.

segunda-feira, maio 24, 2004

As Amizades 

Ando para falar neste tema à varios dias, mas infelizmente não tenho tido muito tempo...
Como este é um assunto dá pano para mangas, apenas posso meditar sobre alguns valores que queria partilhar.

Existiu um tempo em que escutava tudo e todos. É da minha essencia, gosto de ajudar, mas escutar nem sempre é ajudar o outro.
Parece contraditório, mas não é. Quem fala precisa de desabafar e é bom que o faça, pois o ajuda a libertar a alma, mas também precisa de entender que ao escutar o seu próprio desabafo deve encontrar respostas aos seus problemas. Mas nem sempre isso acontece. Repete-se sempre a mesma "cassete", mas o problema fica lá. Parece ser um problema dos outros até ao momento que o descobrimos em nós mesmos.
Sim, nem sempre a vida me foi facil. E existiu tempos em que nalguns assuntos lamentar era o meu destino... passar dias e noites na busca do porquê e sem respostas... até que um dia acordei e disse BASTA!
Noutros assuntos foi quando quem me escutava disse: "BASTA, só não mudas porque não queres!"
Ao principio esse "tiro" me chocou! Eu pedia ajuda e ainda por cima a culpa era minha?... bom fiquei a meditar sobre o assunto...

Entretanto a vida foi dando voltas.

Como gostava de escutar a todos escutava e aconcelhava, mas raramente desabafava... aprendi a controlar as minhas dores... tinha dado o BASTA!
Mas escutar sempre os outros tem o seu preço... sempe qualquer coisa da sua energia negativa entra em nós e nos corroi... e é necessario tempo para a iliminarmos.
Ai aconteceu a desgraça o meu Pai faleceu...
Era eu quem precisava de repente de apoio dos que tinha ajudado e escutado, mas... so alguns, poucos muito poucos me escutaram.
Achei estranho. Numa amizaqde devia existir partilha bidirecional e não unidirecional. Então entendi. Existem pessoas em que o seu viver é só o lamentar e queixar, mas escutar... mudar... renovar... não existia!
Então fugi de novo do "mundo", precisava de reequilibrar as minhas energias. O lamentar já sabia que nada resolveria. Mas a falta de atenção, que não esperava como obrigação de muitos, mas como amizade sincera e verdadeira, me gelou mais um pouco o coração.
Infelizmente é com os espinhos e facadas dda vida que nos rebustecemos o nosso caracter.
Deixei então de escutar tudo e todos... ou seja aprendi a diferenciar dos que realmente precisam e daqueles que fazem do lamento modo de vida como viúvas carpideiras...
Foi duro. É sempre duro quando se aprende mais um bocado da dificil que já é a realidade... mas sobrevivi.
Agora busco o caminho e a vida.
Por vezes o caminho da vida me encoraja, noutros momentos me apetece desistir de tudo...
Mas continuo a "lutar", à minha maneira que decerto é igual a de tantos outros.

Mas o evoluirmos na vida levanos a que o que era antigamente um "choque", agora seja um "absurdo".
Nesses "absurdos" existe um que me "irrita profundamente": o de nos escravizarmos à vontade do outro com o "medo" de o ofendermos se apresentarmos o nosso estado de espirito...

As pessoas por vezes esperam das outras aquilo que delas conhecem, ou seja, se uma pessoa é normalmente "mil sorrisos" que o seja sempre e nunca tenha momentos "down". Esquecem que o outro também é humano... e tem dias.

Custame quando alguém que já tem problemas mais que suficientes e esta sem paciencia para escutar outro alguém, tenha que inventar jogos e mentirinhas de modo a não ofender a outra pessoa e assim fugir à escuta...
As pessoas esquecem que a nossa liberdade termina quando começa a dos outros. À que saber os respeitar também, e que um amigo que escuta não é sempre uma maquina disponivel à sua disposição...

Temos que ser francos. A outra pessoa não deve nem pode se ofender com a nossa franquenza de dizermos: hoje não posso! O verdadeiro amigo respeita o silencio do seu amigo. Se ficar ofendida, essa pessoa não é nossa amiga, mas sim uma pessoa escravizadora de atenções.

Temos que ser francos e verdadeiros com o que queremos, pensamos e sentimos... mas temos medo de ofender. Quem se ofende decerto não merece o nosso tempo... que busque outra vitima, ou então CRESÇA!



|
Comentarios: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours? Feedback by backBlog Tire todas as suas dúvidas sobre blogs. Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Eu estou no Blog List


a meditar(em)